Sanepar produziu 1,2 bilhão de litros de água nas duas últimas semanas do ano no litoral

Volume seria suficiente para abastecer a população do litoral durante 35 dias

A Sanepar produziu 1,2 bilhão de litros de água nos últimos 16 dias de 2023 no litoral, mais do que o dobro do que consomem os moradores dessa mesma região fora da temporada. Esse volume seria suficiente para abastecer a população do litoral durante 35 dias e também supera o consumo de água de 15 a 31 de dezembro de 2022, que foi de 992 milhões de litros.

Para fazer frente ao grande movimento de veranistas, a Sanepar fez nos últimos anos obras de ampliação da capacidade de produção, reservação e distribuição de água no litoral. Também realizou melhorias na estrutura de coleta e tratamento de esgoto.

Além das obras estruturantes, a Sanepar reforçou o sistema durante a temporada com a instalação de 33 geradores de energia nas captações, estações de tratamento de água, estações de esgoto, reservatórios de água e estações elevatórias de água e de esgoto que garantem a operação dessas unidades em caso de queda de energia.

A estrutura extra tem ainda seis contêineres-reservatórios com elevatórias de bombeamento. São equipamentos com capacidade de 70 mil litros de água cada, distribuídos estrategicamente nos pontos mais distantes da rede em Matinhos e Pontal do Paraná.

A Sanepar mantém ainda em operação 17 caminhões-pipas que injetam água nos reservatórios e também diretamente na rede nos momentos de maior demanda por água. Até o dia 31, foram injetados 6 milhões de litros de água.

Durante 24 horas por dia, a Central de Controle Operacional da Sanepar, em Matinhos, monitora a distribuição de água em todo o litoral, conseguindo identificar situações de baixa pressão na rede. Esse diagnóstico em tempo real permite à Companhia adotar medidas mais rápidas de manutenção do sistema.

A Sanepar também ampliou em 40% as equipes comercial e operacional, com o deslocamento de pessoas de outras regiões do Estado a fim de melhorar o atendimento aos clientes.

A orientação da Companhia é que moradores e veranistas façam uso consciente da água. As dicas são de para que as pessoas tomem banhos mais rápidos, deixem acumular louça para lavar de uma vez, adiem a lavagem de carros, calçadas e quintais, não descartem a água de piscinas, mas façam a limpeza com o uso de alvejante com cloro e cubram no período da noite para evitar sujeira e evaporação.

Outra recomendação é que os imóveis tenham caixa d’água com capacidade adequada à ocupação de moradores e visitantes que, segundo as normas da ABTN, deve ser suficiente para 24 horas de reservação.

Em situações de falta de água ou baixa pressão na rede, os clientes devem ligar no 0800 200 0115 ou acessar o WhatsApp 41 99544-0115 para que uma equipe vá em campo fazer diagnóstico e manutenção, se for o caso. (AEN)

Foto: Ari Dias/AEN

Advertisement
Advertisement