Reunião para avaliar o Plano de Metas 2023 de Maringá ainda não foi agendado

O cumprimento das metas referentes a 2022 foram apresentadas em fevereiro

O prefeito Ulisses Maia (PSD) ainda não agendou a reunião para a apresentação, por parte dos secretários municipais, do Plano de Metas 2023. A de 2022 foi feita em fevereiro do ano passado e apontou, de acordo com a prefeitura, o cumprimento de 88% dos objetivos (457 ações).

Entre as ações desenvolvidas no de 2022 estão “o manejo de áreas de preservação ambiental e a criação de marcenaria para destinação sustentável de resíduos de podas e remoções de árvores”.  Já para 2023, foram definidas 25 metas; 152 projetos, que detalham como as metas podem ser aplicadas; e 349 ações com atividades práticas para garantir o cumprimento das metas. “O Plano de Metas é uma forma de otimizarmos o trabalho, com foco no desenvolvimento sustentável e qualidade de vida da população. Com isso, construímos uma gestão eficiente, organizada e planejada”, disse o prefeito à época (veja entrevista ao Fato Maringá ao final do texto)  

A metodologia do Plano de Metas estabelece o desenvolvimento de ações em cinco eixos temáticos (Maringá Empreendedora, Maringá Inteligente, Maringá Transparente, Maringá Sustentável e Maringá Inclusiva). As metas estão ancoradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e nos princípios do conceito ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Em ano eleitoral, o cumprimento do Plano de Metas 2023 será certamente destrinchado. Algumas delas não saíram da intenção, como a conquista da ISO 37122 para cidades inteligentes, concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A ISO, com suas normas e indicadores, é fundamental para monitorar o progresso do uso da tecnologia e o desenvolvimento do município como um todo, incluindo sistemas de gestão urbanas, políticas públicas, programas e outras iniciativas das chamadas smart cities.

O Plano de Metas 2023 pode ser conferido na íntegra aqui. Entre elas estão o fornecimento de matriz sustentável para o Aeroporto Regional Silvio Name Junior, atendimento 24h para cães e gatos em situação de rua, implantação da TV Prefeitura na área animal e aquisição de resíduos sólidos para a reciclagem de resíduos da construção e demolição.

Em fevereiro, quando foi lançado o Plano de Metas 2023

Foto: Rafael Macri/PMM

Advertisement
Advertisement